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          Fichamento 1:


Fichamento texto: Funções e papéis da tecnologia

 

Vieira, Alexandre T.. Funções e papéis da tecnologia, Gestão escolar e tecnologias: formação de gestores escolares para uso das tecnologias da informação e comunicação. Disponível em: http://moodle.mec.gov.br/unb/file.php/8/Professor_Pedro/_Texto_2_VIEIRA_A._T._Funcoes_e_papeis_da_tecnologia.pdf

 
Acessado em junho de 2013.

 
Resumo:

O autor apresenta de forma bem sucinta uma análise das concepções que podem ser encontradas quando se mostra dados, informação e chega-se ao conhecimento. Ao verificar os dados nem sempre pode se chegar a uma informação que poderá gerar conhecimento. Ele demonstra que ao coletar vários dados que podem ser catalogados ao longo do trabalho escolar por bimestre, semestre ou ano, que gerarão tabelas, análises, discussões e projetos; podem ser utilizados para gerar informação que pode trazer significado que se tornará uma forma de crescimento ou de análise de como melhorar o trabalho.
O conhecimento segundo o autor tem acoplado a ele o caráter humano que mesmo com todo o avanço tecnológico sempre precisará de uma pessoa para ter significado e aplicação. Assim para implementar sistemas TIC na gestão escolar terá de levar sempre em conta o caráter humano e o auxílio que elas podem acrescentar ao trabalho na unidade escolar.

Citações importantes:

“O conhecimento não é dado nem informação, embora ambos estejam relacionados”. (p. 1)

“Os dados são conjuntos de fatos distintos e objetivos, relativos a eventos”. (p.1)

“Já a informação, na forma de documento ou de uma comunicação audível ou visível, é uma mensagem”. (p. 2)

“O conhecimento tem caráter humano e é mais amplo, mais profundo e bem mais rico do que os dados e as informações”. (p. 3)

“Enfim, conhecimentos derivam de informações, assim como informações derivam de dados”. (p. 4)

“Contudo, existe uma outra possibilidade para a obtenção de conhecimento aplicado nas organizações escolares, que é o estudo e a análise de suas rotinas”. (p. 5)
“A criação de um ambiente informatizado, que tenha como objetivo gerenciar dados e informações para permitir a criação e melhoria de conhecimentos sobre os processos da escolar requer de nossa parte, muito bom senso”. (p. 5)

“A implementação de um sistema de organização e disseminação de informações na escola torna-se bem mais fácil quando a cooperação já faz parte da cultura escolar”. (p. 6)


Comentários:

Para a configuração de um sistema de organização do trabalho com TIC na gestão escolar se faz necessário uma atitude de complementariedade entre toda a comunidade escolar na busca de meios que tragam avanços na análise de dados de forma mais humanizada, observando que informação pode ser gerada destes dados. As TIC fornecem ferramentas que auxiliam de forma bastante positiva, quando se sabe trabalhar com elas, a comunidade escolar a ganhar, além do tempo a capacidade de poder analisar de forma crítica os dados gerados e o uso dos meios comunicativos e de geração de conhecimento no âmbito educacional.

Assim sou bastante otimista que com o avanço tecnológico que possuímos que a gestão escolar só tem a ganhar com o uso das TIC. Os alunos com aplicação de ferramentas que estimulam o aprofundamento dos estudos gerando conhecimento e não assimilação. Para os professores subsídios para desempenhar melhor seu trabalho. Para os gestores principalmente as TIC, a meu ver, são muito importantes para que possam: analisar, criticar e discutir com o corpo escolar melhorias para a unidade escolar e para a rede escolar, ao expor para outros gestores o trabalho que desenvolvem e também em receber críticas.

Questionamentos:

A tecnologia utilizada nas escolas, principalmente públicas, sofre de defasagem na atualização de suas ferramentas, desde hardware, software e capacitação, então como se pode equalizar o uso das TIC? Os vários atores presentes em uma unidade escolar devem estar em sintonia com o uso das TIC para que o trabalho verdadeiramente tenha eficácia?


Fichamento 2:  




Fichamento texto: Gestão de tecnologias na escola



Almeida, Maria E. B. de. Gestão de tecnologias na escola, Gestão escolar e tecnologias: formação de gestores escolares para uso das tecnologias da informação e comunicação. Disponível em: http://moodle.mec.gov.br/unb/file.php/8/Professor_Pedro/_Texto_6_Almeida_Beth_-Gesta_o_de_tecnologias_na_escola.pdf

 

Resumo:

A autora analisa como as TIC evoluíram do modelo inicial, onde serviam como sistema de informatização da escola para aprimorar o trabalho administrativo, para um modelo de influência maior, onde junto com o potencial humano passa a atuar em várias frentes dentro da escola. Ela também demonstra que no espaço escolar ao trabalhar com as TIC os gestores podem agregar maneiras de colocar toda a equipe de docentes, administrativo, serviços gerais e auxiliares para dialogar sobre como podem desempenhar e aprimorar o trabalho para o crescimento do conhecimento e aprendizagem dos discentes.

Dentro do ambiente escolar as TIC devem estar voltadas para a superação de problemas entre a parte administrativa e a pedagógica para que juntas possam atuar para o melhor desempenho da busca, análise, aprimoramento, comunicação de todos os dados gerados no trabalho educacional. Também se deve ter em mente que não basta ter as TIC se não temos infraestrutura para que o desempenho das atividades desenvolvidas sejam realmente efetivas. E para que tudo isso ocorra de forma satisfatória os vários atores presentes na escola devem passa por cursos de formação para aprimorar o uso das tecnologias da informação e comunicação, principalmente os gestores e os professores, pois eles ao terem formação nas TIC podem desempenhar melhor os meios de divulgar o conhecimento.

 

Citações importantes:

“As tecnologias de informação e comunicação foram inicialmente introduzidas na educação para informatizar as atividades administrativas, visando agilizar o controle e a gestão técnica, principalmente no que se refere à oferta e à demanda de vagas e à vida escolar do aluno”. (p. 1)

...Criam-se possibilidades de redimensionar o espaço escolar, tornando-o aberto e flexível, propiciando a gestão participativa, o ensino e aprendizagem... (p. 1 e 2)

“Não se pode esperar que as TIC funcionem como catalizadores dessa mudança, uma vez que não basta o rápido acesso a informações atualizadas continua- mente, nem a simples adoção de novos métodos e estratégias de ensino ou de gestão”. (p. 2)

A superação da dicotomia entre o pedagógico e o técnico-administrativo, instala- da na cultura escolar, encontra eco em concepções educacionais que enfatizam o trabalho em equipe,... (p. 4)

Desta forma, a incorporação das TIC na escola e na prática pedagógica não mais se limita à formação dos professores, mas também para a preparação de dirigentes escolares e seus colaboradores,... (p. 5)

Assim, gestores escolares terão informações disponíveis que lhes permitam identificar problemas e buscar alternativas de solução por meio do dialogo,... (p. 7)

Anuncia-se um novo tempo, cabendo a cada educador, seja gestor ou professor, participar de processos de formação continuada e em serviços que criam a oportunidade formação de redes colaborativas de aprendizagem... (p. 9 e 10)

 

Comentários:

As TIC possuem uma importância crucial no ambiente escolar atual, pois elas estão presentes em todas as frentes, desde a parte administrativa até a pedagógica. Exige da equipe gestora e dos professores formação apropriada para uso e desempenho de um trabalho que satisfaça todos os objetivos que se tentam alcançar.

Assim como quando um professor se depara com alunos que possuem aparelhagem e conhecimentos do uso de TIC e fica com defasagem em como trabalhar a sua disciplina, a formação é importante para que o professor possa não só se atualizar tecnologicamente, mas também usar essa tecnologia de forma a ter subsídios para aprimorar suas aulas e o trabalho escolar.

Deste modo vejo que não basta ter os meios de desenvolver as TIC, se nós que as vamos utilizar possuímos deficiências nesse conhecimento. Assim ao analisar o exposto pela autora concluo que as TIC trazem muitos avanços e formas de disponibilização do espaço escolar e também que os gestores e os professores quando possuem formação adequada em TIC desempenham melhor e mais eficiente seu trabalho.

 

Questionamentos:

O desempenho do uso das TIC passa somente pela formação específica? A equipe gestora ao buscar formação em TIC deve colocar para a comunidade escolar que só ter acesso fácil a informação não quer dizer que o conhecimento será eficiente?
 
 

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