Fichamento
texto: Funções e papéis da tecnologia
Vieira, Alexandre T.. Funções e papéis da tecnologia, Gestão escolar e tecnologias: formação de
gestores escolares para uso das tecnologias da informação e comunicação. Disponível
em: http://moodle.mec.gov.br/unb/file.php/8/Professor_Pedro/_Texto_2_VIEIRA_A._T._Funcoes_e_papeis_da_tecnologia.pdf
Resumo:
O autor apresenta de forma bem sucinta uma análise das
concepções que podem ser encontradas quando se mostra dados, informação e
chega-se ao conhecimento. Ao verificar os dados nem sempre pode se chegar a uma
informação que poderá gerar conhecimento. Ele demonstra que ao coletar vários
dados que podem ser catalogados ao longo do trabalho escolar por bimestre,
semestre ou ano, que gerarão tabelas, análises, discussões e projetos; podem
ser utilizados para gerar informação que pode trazer significado que se tornará
uma forma de crescimento ou de análise de como melhorar o trabalho.
O conhecimento segundo o autor tem acoplado a ele o
caráter humano que mesmo com todo o avanço tecnológico sempre precisará de uma
pessoa para ter significado e aplicação. Assim para implementar sistemas TIC na
gestão escolar terá de levar sempre em conta o caráter humano e o auxílio que
elas podem acrescentar ao trabalho na unidade escolar.
Citações
importantes:
“O conhecimento não é dado nem informação, embora
ambos estejam relacionados”. (p. 1)
“Os dados são conjuntos de fatos distintos e
objetivos, relativos a eventos”. (p.1)
“Já a informação, na forma de documento ou de uma
comunicação audível ou visível, é uma mensagem”. (p. 2)
“O conhecimento tem caráter humano e é mais amplo,
mais profundo e bem mais rico do que os dados e as informações”. (p. 3)
“Enfim, conhecimentos derivam de informações, assim
como informações derivam de dados”. (p. 4)
“Contudo, existe uma outra possibilidade para a
obtenção de conhecimento aplicado nas organizações escolares, que é o estudo e
a análise de suas rotinas”. (p. 5)
“A criação de um ambiente informatizado, que tenha
como objetivo gerenciar dados e informações para permitir a criação e melhoria
de conhecimentos sobre os processos da escolar requer de nossa parte, muito bom
senso”. (p. 5)
“A implementação de um sistema de organização e
disseminação de informações na escola torna-se bem mais fácil quando a
cooperação já faz parte da cultura escolar”. (p. 6)
Comentários:
Para a configuração de um sistema de organização do
trabalho com TIC na gestão escolar se faz necessário uma atitude de
complementariedade entre toda a comunidade escolar na busca de meios que tragam
avanços na análise de dados de forma mais humanizada, observando que informação
pode ser gerada destes dados. As TIC fornecem ferramentas que auxiliam de forma
bastante positiva, quando se sabe trabalhar com elas, a comunidade escolar a
ganhar, além do tempo a capacidade de poder analisar de forma crítica os dados
gerados e o uso dos meios comunicativos e de geração de conhecimento no âmbito
educacional.
Assim sou bastante otimista que com o avanço
tecnológico que possuímos que a gestão escolar só tem a ganhar com o uso das TIC.
Os alunos com aplicação de ferramentas que estimulam o aprofundamento dos
estudos gerando conhecimento e não assimilação. Para os professores subsídios
para desempenhar melhor seu trabalho. Para os gestores principalmente as TIC, a
meu ver, são muito importantes para que possam: analisar, criticar e discutir
com o corpo escolar melhorias para a unidade escolar e para a rede escolar, ao
expor para outros gestores o trabalho que desenvolvem e também em receber
críticas.
Questionamentos:
A tecnologia utilizada nas escolas, principalmente
públicas, sofre de defasagem na atualização de suas ferramentas, desde
hardware, software e capacitação, então como se pode equalizar o uso das TIC? Os
vários atores presentes em uma unidade escolar devem estar em sintonia com o
uso das TIC para que o trabalho verdadeiramente tenha eficácia?
Fichamento
texto: Gestão de tecnologias na escola
Almeida, Maria E. B. de. Gestão de tecnologias na
escola, Gestão escolar e tecnologias:
formação de gestores escolares para uso das tecnologias da informação e
comunicação. Disponível em: http://moodle.mec.gov.br/unb/file.php/8/Professor_Pedro/_Texto_6_Almeida_Beth_-Gesta_o_de_tecnologias_na_escola.pdf
Resumo:
A autora analisa como as TIC evoluíram do modelo
inicial, onde serviam como sistema de informatização da escola para aprimorar o
trabalho administrativo, para um modelo de influência maior, onde junto com o
potencial humano passa a atuar em várias frentes dentro da escola. Ela também
demonstra que no espaço escolar ao trabalhar com as TIC os gestores podem
agregar maneiras de colocar toda a equipe de docentes, administrativo, serviços
gerais e auxiliares para dialogar sobre como podem desempenhar e aprimorar o
trabalho para o crescimento do conhecimento e aprendizagem dos discentes.
Dentro do ambiente escolar as TIC devem estar voltadas
para a superação de problemas entre a parte administrativa e a pedagógica para
que juntas possam atuar para o melhor desempenho da busca, análise,
aprimoramento, comunicação de todos os dados gerados no trabalho educacional.
Também se deve ter em mente que não basta ter as TIC se não temos
infraestrutura para que o desempenho das atividades desenvolvidas sejam
realmente efetivas. E para que tudo isso ocorra de forma satisfatória os vários
atores presentes na escola devem passa por cursos de formação para aprimorar o
uso das tecnologias da informação e comunicação, principalmente os gestores e
os professores, pois eles ao terem formação nas TIC podem desempenhar melhor os
meios de divulgar o conhecimento.
Citações
importantes:
“As tecnologias de informação e comunicação foram
inicialmente introduzidas na educação para informatizar as atividades
administrativas, visando agilizar o controle e a gestão técnica, principalmente
no que se refere à oferta e à demanda de vagas e à vida escolar do aluno”. (p.
1)
...Criam-se possibilidades de redimensionar o espaço
escolar, tornando-o aberto e flexível, propiciando a gestão participativa, o
ensino e aprendizagem... (p. 1 e 2)
“Não se pode esperar que as TIC funcionem como
catalizadores dessa mudança, uma vez que não basta o rápido acesso a
informações atualizadas continua- mente, nem a simples adoção de novos métodos
e estratégias de ensino ou de gestão”. (p. 2)
A superação da dicotomia entre o pedagógico e o
técnico-administrativo, instala- da na cultura escolar, encontra eco em
concepções educacionais que enfatizam o trabalho em equipe,... (p. 4)
Desta forma, a incorporação das TIC na escola e na
prática pedagógica não mais se limita à formação dos professores, mas também
para a preparação de dirigentes escolares e seus colaboradores,... (p. 5)
Assim, gestores escolares terão informações
disponíveis que lhes permitam identificar problemas e buscar alternativas de
solução por meio do dialogo,... (p. 7)
Anuncia-se um novo tempo, cabendo a cada educador,
seja gestor ou professor, participar de processos de formação continuada e em
serviços que criam a oportunidade formação de redes colaborativas de
aprendizagem... (p. 9 e 10)
Comentários:
As TIC possuem uma importância crucial no ambiente
escolar atual, pois elas estão presentes em todas as frentes, desde a parte
administrativa até a pedagógica. Exige da equipe gestora e dos professores
formação apropriada para uso e desempenho de um trabalho que satisfaça todos os
objetivos que se tentam alcançar.
Assim como quando um professor se depara com alunos
que possuem aparelhagem e conhecimentos do uso de TIC e fica com defasagem em
como trabalhar a sua disciplina, a formação é importante para que o professor
possa não só se atualizar tecnologicamente, mas também usar essa tecnologia de
forma a ter subsídios para aprimorar suas aulas e o trabalho escolar.
Deste modo vejo que não basta ter os meios de
desenvolver as TIC, se nós que as vamos utilizar possuímos deficiências nesse
conhecimento. Assim ao analisar o exposto pela autora concluo que as TIC trazem
muitos avanços e formas de disponibilização do espaço escolar e também que os
gestores e os professores quando possuem formação adequada em TIC desempenham
melhor e mais eficiente seu trabalho.
Questionamentos:
O desempenho do uso das TIC passa somente pela
formação específica? A equipe gestora ao buscar formação em TIC deve colocar
para a comunidade escolar que só ter acesso fácil a informação não quer dizer
que o conhecimento será eficiente?
Nenhum comentário:
Postar um comentário